sexta-feira, 24 de abril de 2015

RELATO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE PROJETO(S) PEDAGÓGICO(S):


O projeto pedagógico, ou os projetos, são elementos básicos para a constituição e planejamento de um ambiente educacional vivo, que prima por uma boa continuidade das atividades e que possui alguns objetivos claros, podendo ainda, a partir da necessidade do público-alvo, receber outros objetivos durante sua elaboração e, assim, encontrar outros resultados e buscar outras metas durante o seu percurso e finalização.

A construção e condução de um bom projeto é tão complexa que, na sua elaboração, que embora possa de um âmbito global para o local, essa mesma complexidade não seria abordada quando de "cima para baixo". O ideal, claro, é que a construção do projeto vise o conhecimento de seus alunos e alunas, que o projeto em questão, seja lá qual for, utilize todo o conhecimento prévio dos discentes e que seus objetivos prezem pelo que já se sabe do público-alvo.

O bom projeto não deve ser confundido com ações pedagógicas. Todo projeto é uma ou um conjunto de ações pedagógicas. Mas nem toda ação pedagógica é um projeto ou faz parte de um projeto. Por isso, todos os itens que constituem um projeto devem estar bem delimitados, expostos e serem discutidos internamente com todos aqueles e aquelas que participam e participarão das atividades que serão propostas e realizadas.

Um bom projeto pode (e deve!) não apenas tecer as amarras e parcerias entre o binômio aluno-professor, mas, sendo bem pensado e estruturado, trazer parcerias que além vão: professor-professor, professor-escolar-aluno, escola-comunidades etc. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade. Todos estes são conceitos que poderão ser trabalhados se o projeto assim permite.

E que o projeto, ou os projetos, sempre percebam o seu público-alvo como além disso. Que eles sejam parceiras, co-realizadores e possam sempre opinar para uma melhoria ou avanço significativo de um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário